Apresentações

Ata da 1ª reunião do INCT de Ciência Animal

Às oito horas e trinta minutos do dia quatro de março de 2009 teve início a 1ª reunião do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal (INCT-CA), presidida pelo Professor Sebastião de Campos Valadares Filho, estando presentes os pesquisadores constantes da lista anexa. Após as boas-vindas, passou-se aos itens de pauta.

1. Apreciação da pauta. Foi aprovada sem nenhuma alteração.

2. Instalação do INCT. Para a instalação do INCT de Ciência Animal foi convocada a presente reunião da qual se lavrará ata. Ficou definido que seria solicitado de cada participante, por meio de e-mail, a concordância em participar do INCT-CA.

3. Informes Gerais. Foi apresentado o comitê gestor do INCT- CA, constituído dos professores Paulo Sávio Lopes; Norberto Mário Rodriguez; Elias Tadeu Fialho; Telma Teresinha Berchielli e Aloísio Soares Ferreira. Também foram apresentados o objetivo geral e as metas que possibilitarão o acompanhamento do INCT – CA.

4. Necessidade de formação de redes. Após discussão foi aprovado que as redes seriam formadas por área em reunião à tarde.

5. Informação sobre recursos existentes e discussão sobre a forma de utilização. Foi informado sobre os recursos após o corte de 30%, totalizando um financiamento de R$4.127.000,00. Foi aprovado que os recursos destinados a cada Instituição serão utilizados pelo respectivo coordenador, mediante concordância por escrito de todos os participantes da Instituição.

6. Discussão sobre o uso de dados ainda não publicados pelas redes. Após várias manifestações dos presentes, foi aprovada a proposta apresentada pela professora Telma T. Berchielli de que no mesmo e-mail que seria enviado para cada participante solicitando a concordância em participar do INCT-CA , constasse a solicitação para que o pesquisador disponibilizasse os dados originais, que resultaram em publicações, quando solicitado. Também se lembrou da necessidade de se informar a todos de que nos artigos publicados deveria constar no rodapé da página inicial que o pesquisador é membro do INCT-CA. Quanto à utilização de dados não publicados não se chegou a um consenso, ficando a decisão a critério dos pesquisadores envolvidos.

7. Definição de objetivos e metas a serem cumpridas para os anos de 2009; 2010 e 2011.

8. Discussão das redes por áreas de conhecimento. Os itens de pauta 7 e 8 foram discutidos por área em reunião à tarde. E o item de pauta ( 9.Aprovação das redes do INCT) ficou de ser discutido no dia seguinte.

Ata da continuação da 1ª reunião do INCT de Ciência Animal

Às oito horas e trinta minutos do dia cinco de março de 2009 teve início a 1ª reunião do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal (INCT-CA), presidida pelo Professor Sebastião de Campos Valadares Filho, estando presentes os pesquisadores constantes da lista anexa.

7. Definição de objetivos e metas a serem cumpridas para os anos de 2009; 2010 e 2011.

8. Discussão das redes por áreas de conhecimento. Foram aprovadas as redes propostas bem como as metas para os anos de 2009, 2010 e 2011 pelas áreas de ruminantes e monogástricos, conforme anexos 1 e 2.

A área de Melhoramento deliberou realizar uma videoconferência e uma reunião em Belo Horizonte no mês de março, em data a ser marcada, para definição das redes e metas para os anos de 2009, 2010 e 2011.

Após, foi definida a data para a próxima reunião do INCT-CA em 03 de dezembro de 2009, em Viçosa. Foi lavrada a presente ata que foi lida para os presentes e aprovada por unanimidade.

BR-CORTE 1.0

CQBAL 3.0